Friday, February 18, 2011

O VENCEDOR é mesmo Mark Wahlberg...

Começava a escrever um pouco sobre RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS mas ontem fui assistir O VENCEDOR com a patroa. Surpreendentemente, mesmo quando é indicado ao Oscar, em Belo Horizonte os filmes passam voando. Esse passava em apenas uma sessão no meu cinema favorito. Uma pena porque é um filmaço.

Dicky Ecklund (Christian Bale) e Micky Ward (Mark Wahlberg) são irmãos de pais diferentes, consequentemente sobrenomes diferentes. Dicky, o mais velho, era boxeador, chegou a lutar com Sugar Ray Robinson, fato que ele faz questão de lembrar a todos exaustivamente. Mas seu problema com drogas afasta-o dos ringues, tornando-se treinador do mais jovem Micky, um lutador promissor mas que sempre é colocado em lutas onde ele é apenas uma 'stepping stone', um mero degrau, para que outros lutadores possam alçar vôos mais altos. A mãe dos rapazes (Melissa Leo
) é a empresária que parece entender tanto do bocado quanto... bem, quanto eu, e isso é bem pouco. Minha experiência com boxe resume-se a assistir filmes como TOURO INDOMÁVEL, ALI, MENINA DE OURO e incontáveis vezes à toda a série ROCKY, especialmente ROCKY IV, o mais mal dirigido, mais brega, mais babaca e mais divertido dos filmes do Garanhão Italiano.

Nas mãos de alguém menos talentoso, a história de Dicky e Micky poderia ter sido um drama chatíssimo e previsível. David O. Russell em sua melhor forma até agora (só vi dele TRÊS REIS e HUCKABEES mas entre estes O VENCEDOR é seu melhor trabalho), faz com que os poucos momentos tensos ou tocantes se sobressaiam entre tantos leves e divertidos. E dando o devido valor aos coadjuvantes indicados aos diversos prêmios, especialmente a Bale e seu visual caveirístico (mas menos impressionante do que o de O OPERÁRIO) nada mais trágico e tocante do que o personagem vivido por Wahlberg, um cara que luta tanto nos ringues quanto fora deles o tempo todo, contra adversários cuja maior arma é o amor do próprio Micky.

E para quem ficou com raivinha de Bale, chamando o cara de diva por causa de seu acesso de fúria nas filmagens de TERMINATOR SALVATION, veja os vídeos dos quebra paus no set de HUCKABEES (tem um aqui). O fato de ninguém ter morrido no set de O VENCEDOR é surpreendente? Não, é que diretor ruim como o McG não tem o menor controle de seu set de filmagem e tira do sério até um tremendo profissional como Christian Bale. E acredite, quando um diretor com fama de tirano como Werner Herzog fala que o Bale é o melhor ator da geração dele, pode confiar.



|