Thursday, February 10, 2011

SKINWALKERS - AMALDIÇOADOS

Tem dias que são tão cretinos que não merecem ser chamados de dia. Aqueles que tiveram tantos problemas, tanta correria, que fazem você pensar "ah se não fosse por (insira aqui seu incentivo favorito) eu nem tinha saído da cama". Essa semana, praticamente todos foram cansativos assim. Trabalho, reuniões, dilemas, decisões. Quando isso acontece, deito na cama, pego o primeiro DVD fuleiro que aparecer na minha frente e que vai servir apenas para me desligar e ter uma boa noite de sono.

O último desses eleitos foi SKINWALKERS - AMALDIÇOADOS. Assisti em DVD área 1 porque aqui foi lançado pela sempre suspeita Imagem Filmes, que tem o péssimo hábito de cortar a imagem, passando-a de 2.35:1 (o famoso 'scope', aquele retângulo mais estreitinho) para 1.85:1, formato das TVs widescreen que é menos estreito. Com isso, você perde de 20 a 30% da imagem do seu filme. Isso hoje, antes era pior. Cortavam para 1.33:1, o formato quadrado das velhas televisões. Mas isso vale um post dedicado.


SKINWALKERS tenta não ser um típico filme de lobisomem misturando lendas indígenas, motoqueiros e até mesmo uma pitada de um raso conflito psicológico do tipo "isso é um dom ou uma maldição?". Mas o diretor James Isaacs, fã confesso de David Cronemberg e que inclusive já trabalhou com ele em diversas ocasiões, até que tem uns truques interessantes na manga. Quando vi que o filme fora produzido pelo Stan Winston Studio, minha expectativa aumentou um pouco. O 'duelo ao sol' que ocorre na primeira parte me fez pensar até que esta poderia ser uma pequena jóia, um western contemporâneo no melhor estilo John Carpenter. Não chega a tanto... mas pequenos detalhes divertem. Só é uma pena que ele faz parte daquelas safras de filme lançados quanto todos os estúdios queriam uma nova franquia. O fim fica com aquela cara de piloto de série. Mas a Rhona Mitra, há uns dez anos atrás, seria a minha escolha para Mulher Maravilha.


Quem tiver curiosidade mórbida o suficiente, aqui tem pra comprar:
http://www.submarino.com.br/produto/6/21361626/dvd+skin+walkers:+amaldicoados. Não garanto que o formato de tela esteja correto... e conhecendo a Imagem Filmes, duvido que esteja.


Ah, e meu incentivo favorito a ser inserido? É esse:



|