Monday, February 28, 2011

AMEAÇA TERRORISTA em blu-ray

Na segunda-feira fui assistir a CISNE NEGRO. No dia seguinte, o colunista da Folha de São Paulo João Pereira Coutinho escreve um texto estraçalhando o filme. Mas era muito. Até demais. Parece que é mais pelo velho "se todo mundo vai falar bem eu vou falar mal" do que pelo filme em si. Parecia até que o Darren Aronofsky tinha atropelado a mãe dele e agora ele estava dando o troco. Não que CISNE NEGRO seja uma obra prima. Não é. Mas é bem legal... se você topa a proposta do filme, coisa que o Coutinho não fez por discordar da escola de pensamento do cinemão americano: "talento é 1% inspiração e 99% transpiração... mas que diferença faz esse 1%" (inventei isso agora mas é só pra ilustrar um ponto). É a mesma escola de SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Claro que é frustrante ver um material com um potencial colossal ser desperdiçado mas quando é que isso deixa de ser um problema do filme e se torna um problema pessoal?

Todo esse parágrafo me leva a um filme que não tem nada a ver com a história: AMEAÇA TERRORISTA, título que faz sentido mas passa longe do verdadeiro UNTHINKABLE do original. Dirigido por Gregor Jordan do pouco visto faroeste australiano NED KELLY (que preciso rever pra confirmar se é tão bom quanto eu me lembro), temos aqui uma história simples e bem feita que usa a atual histeria anti-terrorista americana como pano de fundo para um estudo da frieza humana. Os fins justificam os meios?


E aquele papo todo anterior? Na época de seu lançamento, UNTHINKABLE foi malhado por muitos como um filme de extrema direita. Já me disse um amigo... tá bom, foi o Kas falando sobre 24 HORAS... "é de direita, é fascista, e é massa"! Você não tem que concordar com um ponto de vista político para aproveitar 24 HORAS pelo o que é: uma eficiente e eletrizante série de ação. E no sentido político, UNTHINKABLE deixa no chinelo todas as temporadas das aventuras de Jack Bauer juntas, tendo no lugar de Kiefer Sutherland um Samuel L. Jackson confortável em mais um papel 'bad motherfucker' que ele adora.


Mas o que se esconde por trás de um filme aparentemente absolutamente fascista? Será que um diretor australiano que realizou um filme como BUFFALO SOLDIERS anos antes simplesmente se deixa levar por um roteiro bem escrito? Aonde está a armadilha? UNTHINKABLE é um filme eficiente, com um elenco modesto e eficaz. Não sei por quê Carrie-Anne Moss, a Trinity de MATRIX, não trabalha mais. Brandon Routh, por ter sido o George Lazenby dos filmes do Superman sempre tem pontos comigo. Michael Sheen é sempre um prazer, menos em TRON: O LEGADO mas a culpa é do papel, não dele.


Mas o crédito é mesmo do diretor Jordan, que mesmo se você discordar completamente de tudo o que o filme "diz", ainda assim entrega um thriller eficiente. Vá ver, volta aqui e discutimos... porque qualquer filme que me faz pensar em mais de um ponto de vista, e fazer sentido, vale pelo menos algumas horas de papo em uma mesa de bar.


É só uma pena que a edição americana da Sony não tenha legendas em português. Depois de um bom tempo como a distribuidora estrangeira preferida dos colecionadores brazucas legendando praticamente todos os seus lançamentos, ela deu um tiro no pé vendendo os direitos internacionais de diversos títulos para outras distribuidoras e protegendo o mercado interno brasileiro. Por aqui, saiu pela Imagem Filmes. O formato de tela deve estar correto porque o original é 1.85:1. Não tive acesso à edição nacional mas você encontra aqui: http://www.submarino.com.br/produto/6/21857272/blu-ray+ameaca+terrorista

|